terça-feira, janeiro 20, 2009

UmTIC visitou a EB1/PE de Jardim da Serra

     Olá amiguinhos!

     Ainda não vos contei por onde andei a semana passada! Fui visitar a EB1/PE de Jardim da Serra! 

     Cheguei terça-feira à tarde e fui muito bem recebido por toda a comunidade escolar!

     A professora Solange convidou-me logo a visitar o 3.º E e ajudei-os a escrever um pequeno texto sobre mim. Vejam lá como estavam concentrados!

     No final da aula ainda tive a oportunidade de pousar para os meus novos amiguinhos fazerem um desenho.

     Fiquei ou não fiquei parecido?

       

  

     No dia seguinte a professora Mariela tinha reservado uma surpresa para mim! Na aula de Biblioteca ouvi a história "O Ganso de Ouro" e os alunos do 3.º D, inspirados pela minha presença, criaram a história "UmTIC e o Ganso de Ouro". Adorei a surpresa meninos!

          

   Nesse mesmo dia a professora Cristina convidou-me a visitar a sua sala. Vejam lá como o presépio estava bonito!

     Aproveitei a visita para participar num jogo com os meninos do 3.º D. Jogámos ao "Jogo da Memória" e divertimo-nos imenso! 

   Ainda na quarta-feira tive tempo de visitar a sala de Informática e ajudar os alunos do 1.º A na realização de um jogo em que deveriam formar palavras. 

     

   A minha ajuda foi realmente muito preciosa para o bom resultado dos meus amigos!

Os meninos já sabem formar e ler muitas palavras!

     

Após esta aula fui descansar porque já tinha recebido vários convites para o dia seguinte.

     

     Na quinta-feira, pelas 8:30, estive a ajudar os meninos do 3.ºD, 3.ºE e 4.º F (que frequentam o OTL) a resolver um problema no clube Desafios da Mente. Depois de muito pensar lá consegui descobrir a resposta correcta. O professor Ricardo e a professora Carina ficaram muito felizes com o meu desempenho!

     

          Mal tinha acabado de resolver o desafio, já a professora Isabel me veio chamar para ajudá-la a trabalhar com o 2.º B. Vocês já me conhecem: estou sempre pronto a ajudar!

     Dirigi-me logo à sala e tive a ideia de usarmos um ábaco para os meninos perceberem melhor.

     Eles adoraram a minha visita e certamente não se irão esquecer do que aprenderam!

     

      Os alunos do 4.º F estavam com algumas dificuldades na realização do trabalho de casa e eu resolvi ajudá-los! Fiquei muito desconfiado... Aqui entre nós, penso que aqueles marotos queriam era uma visita minha porque mal lá cheguei conseguiram resolver as questões com muita facilidade!

     

     

     Depois de ajudar os meus amiguinhos do 4.º F fui à sala da Pré A. Nem imaginam a alegria das crianças quando me viram chegar!

     Aproveitei a visita para levar uma actividade comigo. Assim, ajudei os meninos a rever as formas geométricas e as cores enquanto nos deliciávamos com belas melodias.

     

     

     A professora Paula ouviu a música e foi espreitar a sala da Pré A. Encontrou-me lá e não resistiu a me convidar a visitar o 1.º A. Disse-me que os meninos tinham algo para me mostrar. Despedi-me da educadora Ana e das crianças da Pré A e subi a escada em direcção à sala do 1.º A.

     

Os meus novos amiguinhos receberam-me com muitos beijinhos e abraços! Como sou muito curioso quis logo saber o que me queriam mostrar. Pelas fotos não conseguem adivinhar o que foi? Pois é... já tinham aprendido a letra D!

     Depois de várias actividades ficámos muito cansados e decidimos nos deitar um pouco...

...estou a brincar! Foi só para a fotografia.

     

     Após um  delicioso almoço o professor Fernando convidou-me a aprender a tocar xilofone. Como gosto muito de música, este convite era irrecusável! Vejam lá se não tenho jeito?!

Toquei tão bem que os meninos do 4.º F decidiram juntar-se a mim! Com a ajuda dos meus amiguinhos demos um concerto memorável!

     Na aula seguinte, com o 3.º E, aprendi a tocar flauta! Começo a pensar que tenho mesmo jeito para a música..

     

   

  

   De seguida, a professora Carla revelou-me que alguns meninos ainda tinham alguma dificuldade em dizer os dias da semana em Inglês e perguntou-me se eu a podia ajudar. Disse-lhe logo que podia contar comigo! 

   

     Antes do final do dia fiz uma visita surpresa à professora Helena durante a aula de Clube do Ambiente. Aí, tive a oportunidade de partilhar com os meninos diversas formas de proteger a natureza.

 

   

   

     No último dia da minha visita tive a oportunidade de acompanhar todas as turmas da EB1/PE de Jardim da Serra ao Centro Cívico no Estreito de Câmara de Lobos onde assistimos ao filme O Ganso de Ouro.

Antes de lá chegarmos aproveitei para alertar os meninos para o modo como se deveriam comportar ao assistir ao filme. 

No final, a dinamizadora quis saber que actividades tinham sido desenvolvidas depois da leitura do livro e os meus amiguinhos comentaram que tinham criado a história UmTIC e o Ganso de Ouro. O Décio leu a história e eu até corei ao ouvi-la perante toda a escola!

     

     Como viram a semana passada foi muito cansativa! Tão cansativa que nem tive tempo de vos vir relatar as minhas aventuras no Jardim da Serra! 

     Os meninos despediram-se de mim com muita ternura e até recebi uma prenda! O Filipe do 3.º E ofereceu-me um desenho feito por ele! Vou guardá-lo com muito carinho!

Sem comentários: